Oradores

Durante esta semana vais ter a oportunidade de conhecer muitos oradores nacionais e internacionais reconhecidos e de empresas notorias, mas até lá, vai dando uma vista de olhos para saberes o que podes esperar desta edição.
speakers/mike.jpg
Mike Elsmore Developer Advocate

IBM

Mike passa os seus dias como developer advocate na IBM Cloud Data Services, usando o seu tempo para partilhar conhecimento sobre desemvolvimento rapido e bases de dados diferentes. Na maior parte do tempo ele pode ser encontrado no meio de um prototipo de alguma combinação de JavaScript, tecnologia de servidores e estranhas API's.
speakers/joaosilva.jpg
João Silva Junior Concept Artist

Crytek

Estudou Design de multimédia no Porto mas sempre com a sensação de que haveria algo mais além. Até que um dia descobriu Concept Art e lhe foi recomendada a FZD School of Design em Singapura, uma escola onde o foco era design industrial para entretenimento. Após um ano intenso de trabalho e revelação desenvolveu um portfólio para se candidatar à posições de Concept Art na indústria de cinema e jogos, assegurando assim um lugar na Crytek.
speakers/belen.jpg
Belén Albeza Computer Engineer & Game Developer

Mozilla

Belén é uma engenheira e game developer a trabalhar no desenvolvimento de relações na Mozilla. Preocupa se com padrões em web, codigo de alta qualidade, acessibilidade e desenvolvimento de jogos. Trabalhou em start-up's tal como em grandes empresas, desenvolvendo prototipos R&D, jogos sociais e websites. Belén neste momento vive em Barcelona e gosta de heavy metal, de se juntar a game jams, rollerblading e "Mass Effect".
speakers/radcortez.jpg
Roberto Cortez Java Developer
Roberto Cortez é um Java Developer profissional, com mais de 9 anos de experiência a trabalhar em áreas como Finanças, Seguros e Instituições Governamentais. O seu primeiro contacto com Java foi em 1998 e desde então nunca mais olhou para trás. Trabalhando principalmente com tecnologias Java EE, Roberto está bastante envolvido com a comunidade, ajudando a espalhar o conhecimento ou apenas partilhando histórias e experiências. O facto de trabalhar como Freelancer deu-lhe grande liberdade para viajar pelo mundo e falar em conferências como JavaOne Conference, Devoxx, JFokus, GeeCon, Java2Days, entre outras. Encontra-se a trabalhar com a Tomitribe, e é agora o líder do JUG (Java User Group) de Coimbra, assim como um blogger regular sobre tecnologias Java.
speakers/celso.jpg
Celso Martinho CEO and Founder at Bright Pixel

Bright Pixel

Celso Martinho é uma pessoa que encontra motivação nos desafios, um geek tecnologico optimista, um homem de produto, uma alma empresarial, eventualmente atirado na carreira de gestão. Fundador da SAPO, o maior projeto de internet de Portugal, agora uma empresa mídia e conteudo da fabrica de inovação da Portugal Telecom, constrói serviços B2C em grande escala em áreas desde cloud, e-commerce e e-payments ate interatividade IPTV. Ele tem um combinado passado em gestão de alto nível, gestão de projetos software, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produto técnico e varias decadas de experiencia nas industrias telecom e internet. Celso é também CEO e fundador da Bright Pixel, um estúdio de software, casa de uma equipa de experts da industria com vasta experiencia em usar tecnologia e criatividade para criar produtos com alcance mundial e serviços num ambiente diverso de áreas desde desenvolvimento web, segurança, e-payment, tecnologias big-data e design de interfaces e usabilidade.
speakers/carlos.jpg
Carlos Soares Professor & Researcher

FEUP

Carlos Soares licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, obteve o mestrado em Inteligência Artificial e o doutoramento em Ciência de Computadores pela Universidade do Porto. Depois de 15 anos na Faculdade de Economia, é agora Professor Associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É investigador do INESC TEC, com interesses em Data Science & Engineering, Business Intelligence e Computação Evolutiva e já participou em mais de 20 projetos nacionais e internacionais de I&DI, bem como projetos de consultadoria. Em 2009, recebeu o Prémio de Mérito Científico e de Excelência da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.
speakers/joana.jpg
Joana Almeida Indie Game Developer
Joana é uma indie game developer que trabalhou em desenvolvimento de software e em jogos sérios antes de decidir avançar em nome próprio para fazer as suas ideias de jogos realidade. Participou em algumas Game Jams, tanto sozinha como em grupos, a maioria dos seus projetos mais conhecidos começaram aí. Recentemente, ela e um grupo de amigos juntaram-se durante o Indies VS Gamers Jam e o seu jogo, Super Nanny Sleepytime, ficou em 3.º lugar. Consequentemente, foi jogado por youtubers populares e ficou conhecido muito rapidamente. Quando não está a trabalhar com os seus amigos no Space Pajamas ou a ajudar outros indie game developers com os seus jogos, está a trabalhar nos seus próprios e noutros projetos pessoais em Sorceress' Spell.
speakers/michael.jpg
Michael Matias Game Developer

siosLIFE

Licenciado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, trabalha actualmente em desenvolvimento de aplicações windows e de jogos sérios para idosos para a siosLIFE. Desenvolve aplicações mobile em Xamarin nos tempos livres para todas as plataformas.
speakers/zamith.jpg
Luís Zamith Developer

SubVisual

Nos últimos 4 anos o Luís trabalhou na web, utilizando principalmente Ruby e RoR. Ele gosta de open source e de estar junto das comunidades. Ensinou Rails a mais de 500 pessoas, com workshops, aulas universitárias, mentoring e até 1-1 coaching. Adora experimentar novas e divertidas linguagens de programação, desde Haskell até Elixir ou até mesmo Crystal.
speakers/adelino.jpg
Adelino Faria iOS Software Engineer

Farfetch

É um entusiasta por iOS desde que começou, há mais de quatro anos, e o crescimento exponencial a que assistiu na altura ainda se mantém. Mobile é o foco em qualquer grande negócio e com a influência da IoT em tudo o que nos rodeia, irá em breve explodir em termos de casos de uso.
speakers/ruben.jpg
Rúben Gonçalves Senior Consultant

OutSystems

Trabalha na OutSystems há 6 anos, estando neste momento a liderar a equipa de experts mobile e front-end. Cruzou-se com usabilidade pouco depois de chegar à OutSystems e desde então nunca mais deixou de se interessar pelo tema e de o aprofundar. Está sempre pronto para um aventura e para partilhar os seus conhecimentos.
speakers/daniel.jpg
Daniel Luz Senior Consultant

OutSystems

Com uma paixão por C e C++, o Daniel tem estado envolvido em muitos projetos que vão desde call centers até high-end console gaming. É um programador, arquiteto, API builder, bem como um ávido jogador e ex-músico. Desde que entrou para o mundo da OutSystems, ele também é um business thinker e value provider.
speakers/jose.jpg
José Fernandes Co-Founder & CEO

BloomIdea

Apaixonado por tecnologia, marketing e desenvolvimento de negócios. Gosta de ler e de ser intelectualmente desafiado. É muito exigente com quem trabalha e prefere estar rodeado dos melhores profissionais e jogadores de equipa. É co-fundador das empresas BloomIdea, O Nosso Casamento, ByCool, Genehome, bem como investidor em outras empresas de sucesso. Há mais de 10 anos que ajuda a fazer florescer novos e excitantes projetos na web e na área mobile.
speakers/ricardo-oliveira.jpg
Ricardo Oliveira Consulting Services Director

Eurotux

Ricardo Oliveira tem experiencia em gestão de projetos, liderança de equipas informáticas e de analise, design e implementação de soluções informáticas. É também consultor informático e mentor experiente na área. Desenvolvedor de negócios, executivo de contas senior. experiência geral em transformar informática em negócio com valor/ vantagens competitivas. Gostaria de ter um conhecimento mais profundo em gestão e markting.
speakers/nuno-rafael-rocha.jpg
Nuno Rafael Rocha Software Engineer

Seegno

O Nuno Rafael é o Lead Backend Developer na Seegno. Além de gerir a equipa de desenvolvimento e infra­estrutura, participa ativamente na concepção do produto e contribuição para projetos open­source.
speakers/joao-granado.jpg
João Granado Software Engineer

Seegno

O João Granado é o Lead Frontend Developer na Seegno. Dedica o seu tempo a encontrar soluções simples para resolver problemas complexos, especialmente em aplicações web de larga escala.
speakers/horta.png
João Horta Software Developer

Faber Ventures

João é Software Developer na Faber Ventures, onde ele ajudou a construir mais de 7 empresas como Backend & Frontend Developer. Adora jogos de vídeo, festivais e é adepto do Benfica.
speakers/david.png
David Teixeira Software Engineer

iTGROW

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, está a viver a sua primeira experiência profissional na iTGrow, inserido num projeto da Critical Manufacturing ligado à indústria dos semicondutores. Considera que a experiência tem sido muito positiva, num trabalho essencialmente focado nos desafios de otimização de ferramentas de suporte em ambiente produtivo, assim como na capacidade de identificar e resolver problemas em situações críticas.
speakers/ana.jpg
Ana Anjo Software Engineer

VILT

Ana Anjo atualmente lidera a Software Factory da VILT, em Braga, tendo tido um percurso bastante diversificado pelas várias áreas das tecnologias de informação, que são a sua grande paixão.
speakers/hugo.jpg
Hugo Silva Chief Innovation Officer

Plux

Hugo acredita que é um dos únicos sortudos que pode dizer que trabalhou muitos poucos dias na sua vida... não devido à falta de trabalho (felizmente), mas porque quando se é apaixonado pelo que se faz, não há barreira entre trabalho e pura diversão.
speakers/andre.jpg
André Santos Founder & CEO

Healthium

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, encontra-se no último ano do Mestrado em Engenharia Informática. No último ano co-fundou a Healthium, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas de software para profissionais da área da saúde, onde desempenha funções de diretor executivo. Anteriormente desempenhou funções de engenheiro informático na KEEP SOLUTIONS onde pertenceu à equipa do projeto do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).
speakers/rui.jpg
Rui Guedes Founder

Ground Control

Trabalhei durante alguns anos no desenvolvimento de soluções empresariais, e fiz algum desenvolvimento e investigação no campo de robótica e inteligência artificial (tema do meu Mestrado). Depois decidi que precisava de mais animação na vida e virei-me para Indie game dev. Primeiro em telemóveis e agora em PC/Consolas. Também tenho experimentado imersão em realidade virtual (Kinect+Rift) e controlo EEG aplicado aos jogos/interação.
speakers/ricardo.png
Ricardo Vitorino Software Engineer

Ubiwhere

Ricardo detém um Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Portugal. Começou a trabalhar em 2011, num projeto nacional financiado sobre Cidades Inteligidades e Mobilidade, onde ele ajudou a criar uma plataforma de informação aberta para mobilidade urbana apelidada One.Stop.Transport (OST). Desde então, ele tem trabalhado em projetos relacionados com o contexto das cidades inteligentes e teve alguma experiência com a tecnologia FIWARE, principalmente no FIWARE Lisbon pilot, onde ajudou a publicar informação desde POST até CKAN, o portal de informação aberto da FIWARE. Juntou-se à UBIWhere no início de 2015 para trabalhar nas suas soluções para Cidades Inteligentes (Citibrain), focando nos serviços backend (REST APIs) relacionadas com mobilidade.
speakers/monsanto.png
Francisco Monsanto Software Engineer

Ubiwhere

Francisco tem experiência em desenvolvimento web, em especial desenvolvimento backend, em conceber, implementar e testar APIs RESTful e também em manter e instalar aplicações como micro-serviços em infraestruturas modernas através de automatização e ferramentas de virtualização. Ele tem vindo a desenvolver a plataforma backend da UBIWhere para o produto Citibrain na área de Cidades Inteligentes desde 2014 e esteve envolvido no desenvolvimento do projecto "Porto as a FIWARE-enabled city" onde integrou a tecnologia backend de Citibrain com a plataforma FIWARE do Porto. Francisco tem um Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Portugal.
speakers/ribeiro.jpg
Hélder Ribeiro Software Architect

iMobileMagic

Hélder é um profissional de informática com experiência em gestão, desenhando e implementando soluções de software em serviços online e aplicações móveis com impacto mundial como Microsoft MyPhone, windowsphone.com, PhoneNear Family Safety, MobileKeeper, My Magic Songs e as aplicações oficiais dos festivais de música Vodafone Portugal. NEste momento, é o Project Manager e Arquiteto de Software na ImobileMagic, sendo um membro da equipa senior da empresa. No passado, o Hélder trabalhou na Microsoft como um Engenheiro de Desenvolvimento de Software e na MobiComp como Engenheiro de Produto de Software.